Classicismo
Em arte, classicismo refere-se ao mundo antigo, ou seja, à
valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido
estético. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor ou,
segundo a nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche, pretende ser mais
apolínea que dionisíaca.
Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan,
alegam que, na história da arte, concorrem duas grandes forças, constantes e
antagônicas: uma delas é o espírito clássico; a outra, o romântico. As três
grandes manifestações classicistas da Idade Moderna europeia são o
renascimento, o humanismo e o neoclassicismo. A arte clássica, por conta de seu
contexto histórico, é impulsionada por grande explosão de vida e confiança no
ser humano. Por isso, essas manifestações artísticas são marcadas pela visão
antropocêntrica, que evidenciará a beleza do corpo humano na pintura e na
escultura.
Características gerais do classicismo
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Predomínio da razão
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Influência da cultura greco-romana
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Fusionismo: mitologia pagã e cristã
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Simplicidade, clareza e concisão
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Equilíbrio, harmonia e senso de proporção (rigor e
perfeição formal)
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Mimese (imitação da Natureza: Aristóteles)
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Soneto (2 quartetos e 2 tercetos)
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Versos com até dez sílabas métricas (estilo doce
novo e Medida nova)
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Rimas consoantes, por vezes até ricas
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Música
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Designa-se música clássica a música erudita,
ou seja, a música ocidental composta entre os séculos XVIII e XIX. Num
sentido mais amplo, é tomada também como sinônimo de toda a música erudita
ocidental.
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Literatura
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Os escritores classicistas retomaram a ideia de que a arte deve
fundamentar-se na razão, que controla a expressão das emoções. Por isso,
buscavam o equilíbrio entre os sentimentos e a razão, procurando assim alcançar
uma representação universal da realidade, desprezando o que fosse puramente
ocasional ou particular. Os versos deixam de ser escritos em redondilhas (cinco
ou sete sílabas poéticas) – que passa a ser chamada medida velha – e passam a
ser escritos em decassílabos (dez sílabas poéticas) – que recebeu a denominação
de medida nova. Introduz-se o soneto, 14 versos decassilábicos distribuídos em
dois quartetos e dois tercetos. A literatura se enriquece com a incorporação de
muitas palavras latinas. Luís Vaz de Camões foi o mais importante
poeta do classicismo português, sendo sua maior obra, Os Lusíadas, a maior
epopeia já escrita em português.
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