Dá pra saber o dia em que engravidei?
Como saber que dia engravidei? Existe algum cálculo que permita saber quando engravidei? Como calcular o dia em que engravidei? Toda mãe gostaria de saber e recordar sempre o dia da concepção de seu bebê, ou seja, a data em que o seu bebê foi feito. Mas será que existe algum jeito de saber com exatidão essa data? Como descobrir qual foi o momento exato da concepção do seu bebê?
Como saber o dia em que engravidei
É de fato bastante complicado saber o dia exato em que aconteceu a concepção, a não ser que você tenha tido apenas aquela relação íntima no mês da concepção, pois quanto mais frequentes são as relações, mais difícil saber em qual delas ocorreu a gravidez. Existe um cálculo que permite saber a data provável da concepção ou o dia em que engravidei, e que permite também saber qual será a data provável do parto.
O jeito mais simples, mas não muito exato, é tentar calcular qual foi seu período fértil e nele o seu dia fértil, portanto a provável data de concepção, tomando como base sua última menstruação antes da gravidez. Se você tem ciclos bem regulares, é grande a chance de o bebê ter sido concebido mais ou menos duas semanas depois do primeiro dia da sua última menstruação. Se você não souber quando foi sua última menstruação, fica mais difícil fazer o cálculo.
Um exame de ultrassom nos três primeiros meses da gestação pode auxiliar no conhecimento da data também. Como até esse estágio os bebês têm mais ou menos o mesmo tamanho, os médicos conseguirão calcular quantas semanas você está grávida.
Na sua consulta, o médico provavelmente vai dar a idade gestacional "oficial", que é feita a partir dos cálculos médicos e exames de imagem. Se você tirar duas semanas, vai chegar à provável data da concepção. Por exemplo, se ele disser que você está grávida de 8 semanas, tire 2 semanas, e ficam 6. Aí você vai voltando as 6 semanas no calendário, para tentar chegar mais ou menos à data em que o bebê foi concebido.
Importante: o ultrassom só funciona para descobrir a data da concepção se tiver sido feito até a 13ª ou 14ª semanas. Depois disso, cada criança cresce numa velocidade diferente.
Esses cálculos também ajudam a saber quem é o pai da criança caso você tenha mantido relações com mais de um parceiro no mesmo período. Mas se a dúvida persistir, será necessário realizar um exame de DNA, que dará praticamente 100 por cento de certeza
EmoticonEmoticon