Menstruação Escura é normal? O que pode ser?
“Esse mês veio para mim uma menstruação escura e grossa, isso é normal?” “Estou com amenstruação irregular e escura, o que pode estar acontecendo?” “O que está acontecendo comigo, estou com a menstruação marrom!”
Essas e muitas outras dúvidas acerca desse tipo de alteração no ciclo menstrual costumam chegar até nós, pois muitas de nossas leitoras assustam-se quando veem que o seu ciclo que até então era normal tornou-se irregular, além da cor da menstruação ter se alterado e o fluxo aumentado, escurecido ou “engrossado”. Mas o que significa isso? Que sinais o corpo está dando quando isso acontece?
Menstruação marrom
A menstruação escura e em pouca quantidade, dentro ou fora do período menstrual, pode ter diversas causas. Pode significar desde uma alteração hormonal mais simples até alguma disfunção mais séria nos órgãos reprodutores, como endometriose ou ameaça de aborto caso você esteja grávida. É extremamente importante que você procure o seu ginecologista ou obstetra tão logo seu ciclo se altere ou o aspecto da menstruação mude, ou se ocorrer corrimento escuro ou sangramento na gravidez, pois só ele pode dizer o que de fato está acontecendo com o seu corpo.
Se você faz uso de algum método anticoncepcional como pílulas, injeções, adesivos e implantes subcutâneos, pode ocorrer o que os médicos chamam de “sangramento de escape” ou “spoting”. O sangramento de escape costuma ocorrer no meio do ciclo, e pode durar em média até três ciclos, que é o período que o corpo precisa para se adaptar ao método contraceptivo escolhido pelo seu médico. Se o escape persistir além desse tempo, pode significar que o contraceptivo que você está usando não está adequado para o seu organismo. Procure imediatamente seu médico para que ele reavalie o método usado por você, pois se ele não for suficiente, você pode correr o risco de engravidar, por exemplo.
Menstruação Escura
Outra causa de sangramentos escuros e irregulares são os distúrbios hormonais, como a síndrome dosovários policísticos (SOP) e a chegada da menopausa, situações em que os níveis de estrogênio podem flutuar e assim causar o corrimento escuro.
A endometriose também pode causar menstruação escura. Trata-se de uma doença que estimula o revestimento endometrial a crescer fora do útero. Durante a época da menstruação, o revestimento endometrial “desce” junto com o sangue, o que torna a menstruação escura e grossa, muitas vezes acompanhada de coágulos.
Se você está grávida e tem esse corrimento escuro, isso se deve ao processo de nidação, que é a fixação do óvulo no útero. Quando isso acontece, podem ocorrer cólicas leves, pequenos sangramentos em sangue escuro ou um pouco mais claro e em pouca quantidade, ou um corrimento escuro ou caramelo. Esse corrimento ou sangramento na gravidez pode ocorrer uma única vez, ou várias vezes, pois durante o processo podem ocorrer pequenas descamações do endométrio. De qualquer forma, caso isso aconteça, é importante procurar seu médico para que ele verifique se está tudo bem.
EmoticonEmoticon