Abrir mão do famoso pãozinho pode ser uma das maiores dificuldades de quem quer emagrecer. Rico em carboidratos de má qualidade, ele dispara a glicose no sangue e favorece o acúmulo de gordura no sangue, além de desacelerar o metabolismo e saciar por pouco tempo. No entanto, não é preciso parar de comer pão, e sim buscar alternativas mais saudáveis. Foi o que fez a gaúcha Claudia Cattani, de 34 anos.
Ela chegou a pesar 130 kg, mas emagreceu 58 deles com exercícios físicos e reeducação alimentar, processo em que uma das escolhas que Claudia fez foi pelo pão integral caseiro – mais barato e mais saudável. Ao invés de farinha branca, pobre em nutrientes e com alto índice glicêmico, a receita de Claudia leva farinha integral. Esta versão é também calórica, mas não passa pelo processo de refinamento que torna a farinha branca tão prejudicial à saúde e, por isso, mantém as fibras, nutrientes e minerais do trigo.
Outro benefício da receita de Claudia é levar farelo de aveia, de trigo e de linhaça, que podem ajudar a diminuir o colesterol ruim, a melhorar a digestão e a tirar o inchaço abdominal.
Receita de pão integral caseiro
Ingredientes
- 2 xícaras de água morna;
- 1 ½ colheres de chá de fermento biológico seco;
- 2 colheres de sopa de açúcar culinário;
- 3 ½ xícaras de farinha integral;
- 1 ¼ colheres de chá de sal;
- Três colheres de sopa de farelo de aveia, de trigo e de linhaça. Esse passo é opcional, e você pode colocar ou as três farinhas juntas, escolher uma ou duas. Quando coloca os farelos, Claudia acrescenta um pouco mais de água morna para a massa ficar mais molinha.
Modo de fazer
- Misture os líquidos: mexa a água morna com o fermento e o adoçante e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos para que o fermento comece a agir;
- Misture os secos: em uma vasilha, junte a farinha integral e o sal (e os farelos, caso queira);
- Prepare a massa: adicione a mistura liquida à farinha aos poucos, mexendo vigorosamente. Misture por um minuto e cubra a massa com um saco plástico. Deixe descansando até que dobre de tamanho. Deve demorar aproximadamente uma hora e meia.
- Mexa novamente, durante 30 segundos, mais ou menos, e volte a deixar a massa coberta com um saco plástico até que dobre de tamanho (por aproximadamente uma hora).
- Molde a massa: mexa levemente para remover os gases e molde a massa cuidadosamente em uma forma para pães. É nessa etapa que o pão irá adquirir aproximadamente 90% do seu tamanho e formato final. Cubra com o saco plástico por 40 minutos, deixando espaço para que a massa cresça. Por ser relativamente líquida, pode ser que ela transborde um pouco pelas laterais. Nesse caso, puxe a parte da massa que transbordou esticando até o outro lado para ajudar o pão a manter a forma enquanto assa.
- Claudia polvilha gérmen de trigo por cima da massa. Ela garante que o resultado final fica super bonito.
- Asse o pão: pré-aqueça o forno em fogo médio (180 – 200ºC). Asse até que fique dourado, por aproximadamente uma hora. Antes de desenformar, espere esfriar durante mais ou menos meia hora.
EmoticonEmoticon